segunda-feira, 10 de março de 2014

Os alemães e as Bicicletas (Fahrrad)



Na Alemanha utiliza-se bastante a bicicleta como meio de transporte e também para lazer. Os alemães vão para o trabalho, para a escola/universidade ou mesmo às compras de bicicleta. Mulheres, senhoras, crianças também utilizam bastante este divertido meio de transporte. Além de ser um exercício saudável, preserva o meio ambiente.



As bicicletas são extremamente respeitadas no trânsito, no entanto, é preciso seguir algumas regras...

Quando for dobrar uma esquina levante o braço, sinalizando. É uma maneira de você indicar aos motoristas e mesmo aos pedestres qual será seu próximo movimento. Existem semáforos para as bicicletas, então ao chegar em um semáforo, aperte o botão e aguarde o verde. Nunca passe no vermelho!

As ciclovias estão localizadas em cima das calçadas e demarcadas normalmente com uma faixa vermelha. Estão presentes na cidade toda. Se você está como pedestre, não ande sobre ela, e ao atravessar a rua olhe pra trás para ver se não vem bicicleta!

Caso você esteja distraído e ande sob a ciclovia pode acontecer de você escutar uma buzininha... rs, mas isso não é sinal de agressão, estão  apenas sinalizando que uma bicicleta se aproxima. A utilização deste espaço também é um direito do ciclista.

Existem ciclovias dos dois lados da rua. Em qual lado andar? Ande sempre no lado do sentido dos carros, do lado direito para ir e do lado esquerdo para voltar.

A bicicleta aqui não é utilizada somente para ir em algum lugar perto. Pelo contrário. Existem inclusive longos passeios de bicicleta. Existem rotas e cursos para quem curte pedalar.

Também é uma opção para ir a uma festa no centro, por exemplo. Pedalar é de graça e saudável. Mas cuidado, se você for a uma festa e beber muito, pode ser pego pela Polícia. Dirigir a bicicleta embriagado dá multa. Ir contra as leis de trânsito também. Falar ao celular durante a pedalada também pode gerar uma multa, se você for pego.

A bicicleta faz parte do trânsito, e por isso pode causar acidentes. Respeitar os pedestres, sempre! Crianças também utilizam a bicicleta desde cedo para ir a escola, então cuidado redobrado.

Algumas placas de trânsito indicam os caminhos que você pode passar com sua bicicleta:




11 comentários:

  1. Poxa que legal!!! Não sabia que eles se preocupavam tanto com o meio ambiente!! Muito legal!!

    ResponderExcluir
  2. Se preocupam bastante sim! Aliás em tudo que fazem tentam proteger o meio ambiente!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo seu comentário Nelson! Fico feliz que esteja gostando! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Tenho muitas dúvidas pois recebi uma proposta de emprego aí mas fico com medo de minha família não se acostumar esposa e 2 filhos menores, tem alguma opinião sobre isso ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo! Basicamente a maior dificuldade seria para você e sua esposa, ao aprender o idioma e se acostumar com o clima. Os 2 filhos, com certeza se adaptarão mais rápido. Sei que é uma decisão difícil e requer compreensão da família e união em todos os momentos. Desejo boa sorte a vocês! Abraços!

      Excluir
  5. Ninguém lhe poderá responder concretamente a essa pergunta, penso que a única maneira de ver se se adapta ou nao é vir e experimentar. Claro que sentirá algumas dificuldades no inicio, lingua e costumes diferentes, um clima também muito diferente etc, para algumas pessoas as saudades sao um factor muito importante, nem toda a gente aguenta estar longe da familia e amigos mas a maioria das pessoas depois de algum tempo adapta-se tal como eu que já vivo aqui há 24 anos e dificilmente me imagino a viver outra vez no meu país ( Portugal ) ou como a Juliana que parece também ser uma pessoa bem integrada e adaptada. Para os seus filhos menores nao tenha problemas, se eles sao muito pequenos há muitos jardins escolas se já sao maiorzinhos vao aprender muito fácilmente a lingua e encontrar amigos. Venha, vai ver que é uma boa experiencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Henrique, concordo com você, o que você escreveu para mim também é uma realidade! Abraços

      Excluir
  6. ola juliana estou de malas feitas para munique mas com muitas duvidas sobre a minha adaptacao. comigo vao os meus 2 filhos o meu marido ja la esta nao tenho motivo para tanto medo mas tenho nao sei porque.vou lendo testemunhos de quem la vive para ter mais animo.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação à adaptação, vocês irão de qualquer maneira sentir, em maior ou menor grau, depende de cada um. A cultura é diferente, o país é diferente, o clima, o povo... Acredito que nada é impossível e com união com a família tudo dará certo! Boa Sorte!

      Excluir
  7. Oi Júliana parabéns pelo blog é ótimo! Várias dicas ótimas... Eu e meu esposo fizemos a rota Romantica de bicicleta e nos apaixonamos ainda mais pela Alemanha! A Educação de todos e o respeito que eles têm pela Bike é surpreendente, e em todo canto nós íamos de bike, e foi tudo tranquilo e fácil de andar sem contar a sinalização voltada P os ciclista q é perfeita também
    Meus parabéns e vou continuar acompanhando seus posts
    Bjux

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...