terça-feira, 11 de março de 2014

Dicas para aprender alemão


A principal palavra que descreve o aprendizado do idioma, pelo menos no início, é dedicação. O idioma irá te assustar um pouco, mas depois de algum tempo você vai se acostumar com os sons e a maneira que você deve falar.

Não acredite que se você já fala inglês, esse conhecimento irá te ajudar ao aprender alemão. O jeito é sentar, entender e decorar algumas coisas.

Decore os artigos das palavras desde o início

Sim, decore. Existem algumas regras para saber o artigo definido do idioma, mas existem muitas exceções. No idioma existem 3 artigos definidos: der (o), die (a) e das (neutro). Não adianta aprender a tradução do substantivo pra depois aprender o artigo. O artigo correto é importante pois você terá que fazer as declinações (concordâncias).

Verbos com as preposições

Ao aprender os verbos, vale a mesma dica que para os substantivos: aprenda o verbo com as preposições. As preposições são importantes pois são elas que dão sentidos às frases, além disso, você pode não ser entendido, já que se acontecer de utilizar uma preposição diferente, você dá à frase um sentido totalmente diferente. Não se assuste, todos os estrangeiros erram as preposições, bem como os artigos. Mas a gente só aprende errando.

Faça as lições de casa

Não me lembro de nenhuma aula que eu não tenha saído com uma liçãozinha de casa embaixo do braço. Todo dia tem lição, então faça. É chato ter que chegar em casa e ainda por cima estudar mais um pouquinho, mas isso só vai te ajudar. Se você não fizer, você não vai ter dúvidas, nem errar, para poder aprender corretamente. Muito importante: siga seu ritmo, cada um tem o seu. Não adianta ficar se matando de estudar em casa sendo que você não gosta. Forçar é pior.

Escute rádio

Uma dica legal é escutar rádio. Eu sei que no começo é chato porque a gente não entende nada, nadinha. Mas insista. Não precisa escutar o dia inteiro no começo porque você pode se irritar. Aos poucos você vai conseguir entender uma coisa ali e outra aqui e vai ficar contente, mas só se houver insistência.
O rádio é uma dica legal porque os locutores falam claramente. Na televisão você verá muitas imagens e talvez não prestará muita atenção no que está sendo dito.

Material complementar

É legal buscar algum material fora aquele que você irá utilizar na escola. Procure algum livro ou revista focado na sua necessidade. Com o tempo você vai acabar percebendo suas deficiências e conseguirá procurar algum material direcionado ao que você precisa aprender.
Gosto bastante da revista Deutsch Perfekt, pois ela traz artigos nos mais variados níveis, desde o A1, traz a explicação em alemão da maneira mais simplificada possível, na lateral da página. Tem ainda algumas regras gramáticas e ficheiros com sugestões de frases para você guardar e utilizar em algumas ocasiões.
Tem alguns exercícios com a resposta no mesmo caderno.
A editora Hueber também tem várias opções de livros desde para melhorar o vocabulário até para aprender mais sobre verbos. Vale a pena dar uma olhada.

Dicionários

Um dicionário não é tão baratinho assim, mas aconselho fazer um investimento legal num dicionário português-alemão-portugês já no início do curso. As marcas Langenscheidt e Pons são as mais indicadas. Procure um dicionário com no mínimo 100.000 palavras.
Quando estiver um pouco mais avançado no curso, é interessante comprar um dicionário de alemão como língua estrangeira (Deutsch als Fremdsprache), que irá completar as informações do seu dicionário bilíngue.

Escreva

Escreva suas dúvidas, marque o que você não entendeu para perguntar ao professor. Construa frases aleatoriamente, e peça a correção posteriormente. Isso ajuda bastante a compreender o idioma.

Deutsche Welle

Explore bastante o site da Deutsche Welle. No site existem cursos gratuitos que você pode baixar para seu computador e escutar as explicações, inclusive em português. O curso Deutsch, warum nicht? É muito interessante para quem está iniciando no idioma.
Além dos cursos básicos, existem "notícias lentas", o locutor transmite a notícia mais devagar, e ainda tem a transcrição no site, pra gente ler enquanto escuta. É de graça.

Pergunte

Não tenha vergonha de perguntar alguma coisa para um desconhecido. Se você estiver na rua e precisar de alguma coisa, pergunte. Peça licença e pergunte se a pessoa pode te ajudar. Simples assim. Ao falar "A" já vão perceber que você é estrangeiro e vão te ajudar. Não se preocupe em falar errado, eles sabem que o idioma é difícil e ninguém vai rir se você se embananar, muito pelo contrário, eles ficam felizes em saber que as pessoas estão tentando falar o idioma deles, e vão ajudar.

6 comentários:

  1. Olha seu blog tem me ajudado e me inspirado. parabéns pelo projeto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico muito feliz em estar ajudando! ;-)

      Excluir
  2. Oi Juliana, muito interessante seu blog. Ótimas dicas. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Irya! Fico feliz que você tenha gostado! Bjs ;-)

      Excluir
  3. Olá Juliana, Parabéns pelo blog. É muito interessante e de grande utilidade. Sucesso. Abs.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...