sábado, 15 de março de 2014

Amigos na Alemanha



Pra quem for morar na Alemanha, a parte social é muito importante, pois você estará longe de casa, dos familiares, dos seus amigos de longa data.

Na Alemanha, você tem que fazer sua vida rodar, então é hora de se enturmar. Se você veio sozinho (a),  fica um pouco mais difícil, mas não é impossível.

O primeiro lugar que você vai conseguir amigos é no seu curso. Se for um curso de alemão, seus amigos serão os estrangeiros... De todo o canto dessa Terra. Você vai ouvir nomes de países que nem sabia que existia.

Vejo um grande ponto positivo nesse processo: você vai aprender novas culturas, sim, além da cultura alemã. Você vai ver que existem outros tipos de pensamento, bem diferente do nosso Brasilzão, que não são tão errados assim. Outras religiões, outros costumes, outras comidas. Ouvir novas histórias, tanto de alegria, quanto até histórias de pessoas que viveram em alguma época de guerra.

Sim, porque quando você se tornar amigo de um estrangeiro não-alemão, você terá a oportunidade de conhecer essa outra vida, esse outro mundo que a gente nem imaginava que existia. E viva essa oportunidade intensamente! Apareceu uma comida diferente? Coma! O que no máximo pode acontecer? Você não gostar... ou melhor ainda... Adorar!!!

Os estrangeiros também estão a procura de amigos, estamos todos no mesmo barco! Às vezes sozinhos, na deprê... Por isso, diga sim a todo o novo que aparecer!

Se você entrar para a Universidade direto, terá a oportunidade de conviver também com os alemães, e de quebra melhorar o idioma. Sobre a amizade com os alemães, vou discutir em especial em outro post.

Mas afinal, quem serão seus amigos mais próximos? No final dessa mistura de nacionalidades e costumes, você com certeza encontrará os brasileiros! Sim, nada melhor do que a gente relaxar e bater um papo gostoso, no nosso idioma, com gente que entende a gente! E brasileiro, pode apostar: a gente encontra em qualquer lugar!

Só um detalhe: cuidado, pois nem todo mundo está cheio de boas intenções, brasileiro ou não... Faça uma análise da pessoa, tenta conhecer fora de casa primeiro. É super normal chamar amigos para tomar um café, dar uma volta na cidade. É aliás muito bom que seja feito esse tipo de contato em primeiro lugar.

E quando seu curso acabar, nada de ficar parado dentro de casa. Procure outra coisa pra fazer. Assim você irá conhecendo mais pessoas e aumentando seus conhecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...