terça-feira, 4 de março de 2014

Preparando a documentação

Passaporte

Agora que você decidiu que irá viajar para a Alemanha, o primeiro passo é tirar o passaporte, caso você ainda não possua. Para isso, você precisa entrar no site da Receita Federal e verificar a documentação necessária. Você deverá preencher um formulário on-line e pagar a guia DARF.



Você deverá agendar um horário no posto de atendimento da Receita escolhido e levar a guia paga no dia agendado. Compareça no local com uns 15 minutos de antecedência e lá serão recolhidas suas digitais e você será fotografado. Não precisa mais levar foto para o passaporte, agora é tudo digital.

O passaporte deve ficar pronto em aproximadamente 1 semana. Você receberá um e-mail informando que seu passaporte está disponível para retirada.

Visto alemão

Agora, o próximo passo é a retirada do visto. Se você for para a Alemanha, ou qualquer país da Comunidade Européia, por até 90 dias (turismo), você não precisará tirar visto. Para quem for estudar ou trabalhar, deve-se verificar no site do consulado do seu Estado quais documentos e procedimentos são necessários para a retirada do visto e também agendar um horário. Depois disso, você precisa dirigir-se ao consulado na cidade mais próxima de sua residência, para que seja feita a entrevista, a coleta de suas digitais e o pagamento da taxa do visto.

Durante o tempo de espera do visto, você ficará sem seu passaporte, que fica retido no consulado. O documento precisa ficar no consulado, pois o visto será colado em uma página de seu passaporte.
Nota: Caso você dependa do passaporte para outra viagem durante o processo do visto, tal como viagens à trabalho, você poderá conversar com o Consulado e conseguir permissão para ficar com seu passaporte.


Seguro-saúde

Você deve também fazer um seguro viagem ainda no Brasil. Neste caso você deve procurar as seguradoras brasileiras para providenciar a cotação. O seguro-saúde é um dos documentos que você precisa apresentar no Consulado Alemão para a retirada do visto para trabalho, com pelo menos 6 meses de cobertura.

Você pode até mesmo verificar se seu cartão de crédito oferece esse serviço. Lembre-se que seu seguro-saúde deverá ser vigente até o final da viagem, no caso de turismo (até 90 dias).

Cotação de voos

Em paralelo, enquanto aguarda a chegada do seu visto, você pode começar a cotar as passagens aéreas. A companhia aérea que voa direto para a Alemanha é a Lufthansa. Existem outras companhias aéreas como a TAM, Air France, Iberia, United Airlines e KLM. Aí você escolhe qual te agrada mais. Um detalhe importante: a tarifa normalmente é mais barata, se você comprar sua passagem com antecedência.

Acomodação

A acomodação na Alemanha também deve ser planejada. Existem hotéis, albergues, alojamento para estudantes e casa de férias (Ferienwohnung). Cada possibilidade deve ser analisada, de acordo com sua situação financeira.


Comprar Euro

Neste momento você pode também ir negociando com os bancos para você comprar Euros. E também como você vai trazer dinheiro: espécie, cartão pré-pago, cartão de crédito...

Transporte na Alemanha

É interessante também pesquisar no site do aeroporto de destino quais são as opções de transporte disponíveis até a cidade onde você ficará hospedado (a). Esses detalhes devem ser analisados com antecedência, pois no caso de você precisar pegar um trem, por exemplo, você terá tempo de pesquisar com calma os horários e os trajetos.

Carteira Internacional de Habilitação

Se você tem intenção de dirigir no exterior, você precisa providenciar uma Carteira Internacional de Habilitação, que poderá ser utilizada no período de 6 meses.
Entre em contato com o Detran de sua cidade e verifique quais são os procedimentos para que você retire esse documento.


Quando você for informado que seu visto chegou, você deve comparecer novamente no consulado para retirar seu passaporte com o visto. E aí é só esperar o dia da viagem!

Um comentário:

  1. E como faz p tirar o visto ou autorização de morar e trabalhar na Alemanha?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...