segunda-feira, 10 de março de 2014

Carteira de motorista alemã (Führerschein)



Nossa carteira de motorista tem validade de 6 meses na Alemanha, acompanhada de uma Carteira Internacional de Habilitação ou tradução juramentada. Dentro desses 6 meses você deverá providenciar a retirada da habilitação alemã. Para isso você pode registrar-se diretamente numa auto escola local. Você precisará fazer um teste teórico e outro prático. Não tem jeito, é chato ter que fazer tudo de novo, mas infelizmente todos os brasileiros que moram na Alemanha passam por este processo.



Comece a estudar para o teste teórico já que chegar. Você receberá um livro com as explicações detalhadas sobre o trânsito. Para o teste teórico, você deve aprender mais de 900 questões. A boa notícia é que o teste pode ser feito em português de Portugal, que faz parte da Comunidade Européia. Estude com calma e não tenha pressa para fazer a prova, as perguntas são muito parecidas, e você deve ter segurança o suficiente para as respostas. Além de ter que se acostumar com o português de Portugal, que é um pouco diferente do nosso, se for o caso. As provas teóricas podem variar dependendo da cidade onde você está.

As perguntas tem pontuação diferentes: 2, 3, 4 e 5 pontos. No teste, são 30 perguntas e você pode perder até 10 pontos. O teste é feito no computador, você leva seu documento e no momento que assina a lista de presença, você avisa ao responsável pela aplicação do teste a linguagem escolhida. Depois que o teste começa não pode mais mudar.

Se perder 11 pontos já reprova. No caso de reprova, você tem que pagar uma taxa de aproximadamente EUR 50 e tentar novamente depois de alguns dias. Você fica sabendo do resultado imediatamente depois que o teste terminar.

Depois da aprovação no teste teórico, você pode começar a fazer as aulas práticas. As aulas práticas não são obrigatórias, mas recomendo fazer algumas, para se acostumar com o trânsito, que é bem diferente do nosso.

No dia da prova prática, seu instrutor vai como acompanhante durante o teste e o avaliador fica sentado no banco de trás, dizendo o que você tem que fazer no teste. Na minha e de outras pessoas que conversei, o instrutor e avaliador conversam durante toda a prova. Isso é de propósito, para testar a atenção da pessoa. Pra nós é muito fácil deixar de prestar atenção no que eles estão falando, não é mesmo?

O teste prático é composto de estacionar, fazer teste de freio (frear bruscamente para acionar o ABS), retornar (o retorno deles aqui é diferente do nosso, você entra de ré em alguma garagem ou contorna uma esquina), dirigir na Autobahn e dirigir na cidade, ah, também tem a regra da mão direita, que vigora na maioria das vezes nas ruas de 30 Km/h, e você precisa dar passagem a todo veículo, inclusive bicicleta, que chega pela rua à direita. A placa de STOP é pare mesmo, você tem que desengatar o carro e tirar a mão do câmbio por 3 segundos, para o avaliador realmente perceber que você desengatou o carro e parou na linha de parada. A duração do teste prático é de aproximadamente 45 minutos. Uma nota importante: se você tem mais de 2 anos de habilitação, você não necessariamente terá que fazer todos os exercícios do teste. Ficará a critério do examinador.

Depois que você for aprovado, você recebe na hora do avaliador um documento que te dá direito à carteira de motorista alemã. Você deve comparecer no local indicado e levar sua carteira de motorista brasileira. Funciona assim: você troca de carteira, entrega a brasileira e recebe a alemã. Se você voltar para o Brasil, você volta no mesmo local e destroca, pega a sua carteira brasileira e devolve a alemã.

Se você reprovar no prático, você terá que fazer mais uma aula prática obrigatoriamente e pagar para refazer o teste. É caro, aproximadamente EUR 350, fora a aula prática, portanto, vale mais a pena você fazer algumas aulas antes do teste até sentir segurança do que fazer depois.

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ANDAR DE BICICLETA NA ALEMANHA

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