terça-feira, 4 de março de 2014

O início dos seus planos



De repente te desperta um desejo de aventura, uma vontade de aprender e conhecer outro mundo... Muitas coisas podem passar pela cabeça e inclusive uma viagem ao exterior! Por que não?

Se esse for seu caso, e se seguir adiante com essa ideia, já te dou os parabéns. Uma mudança ou viagem ao exterior requer empenho e vontade de descobrir novos horizontes. Mas antes de tudo, precisa ser planejada nos mínimos detalhes.

Estou aqui para te dar algumas dicas e te mostrar como é a vida na Alemanha.

Pense: qual seu objetivo? Estudar? Trabalhar? Ou passear?

O primeiro passo é pensar na comunicação. Qual idioma cursar? O idioma você terá que decidir de acordo com seu objetivo. Se for estudar e trabalhar, recomendo que você estude inglês e alemão. Se for passear, o ideal seria você estudar inglês, nem que seja só o básico.

Os alemães falam um pouco de inglês, o que é suficiente para o caso de uma viagem. Mas se você for morar e tiver somente o inglês, você acabará ficando um pouco limitado. Eles podem até te entender, mas te respondem em alemão. Daí complica, né?

Além disso, você pode deixar de entender um site de universidade, por exemplo, que nem sempre é completamente traduzido para o inglês. Os jornais, revistas e os canais de televisão são todos em alemão. Os filmes também são dublados em alemão. Você não vai querer perder toda essa informação durante sua vivência no exterior.

Se você for estudar, comece a procurar a universidade ou o curso que você quer fazer. Os alemães planejam os cursos com bastante antecedência, desta forma você conseguirá ter tempo até de preparar sua mudança.

Venha com a mente aberta para a Alemanha. O mundo que você vai encontrar aqui é diferente do nosso no Brasil. Você encontrará uma nova cultura: novos hábitos, novas comidas, novos comportamentos, que não significam a mesma coisa que no Brasil. Tenho certeza que com o conhecimento adquirido, você evoluirá muito, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Você vai aprender muitas coisas. Imagine-se com a oportunidade de começar sua vida de novo, com as experiências e com o conhecimento que você já teve no Brasil.

Depois de um tempo de novos aprendizados, você vai ver que no fundo, no fundo, seu coração sempre será brasileiro!

CONTINUE LENDO:


PREPARE A DOCUMENTAÇÃO PARA SUA VIAGEM
DICAS PARA ARRUMAR A MALA

2 comentários:

  1. Olá, o blog tem sido muito útil para mim! Queria tirar algumas dúvidas: acabei de completar 18 anos e sempre tive a vontade de morar e me graduar em Engenharia na Alemanha, pois sei que é a maior potência na área. Queria saber se existe alguma universidade pública para estrangeiros e como faço para conseguir uma vaga nelas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe! Sim, existem muitas Universidades públicas que estrangeiros possam cursar. O primeiro passo é fazer um curso de alemão na própria Universidade, que dura 1 ano e posteriormente se candidatar a uma vaga. Não tem vestibular. Tenho um post mais detalhado sobre este tema. Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...