terça-feira, 25 de março de 2014

Como é trabalhar na Alemanha



É um pouco difícil imaginar como funcionam as coisas no ambiente de trabalho em outro país. Quem trabalha em empresas multinacionais pode até ter uma ideia de como as coisas funcionam, mas ter certeza mesmo, só passando pela experiência.



Conversando com amigos brasileiros e alemães, percebemos algumas diferenças entre rotina de trabalho no Brasil e Alemanha. Sabemos que cada caso é um caso, e pode ser que se você vier trabalhar na Alemanha, seu contrato de trabalho seja totalmente diferente do que está escrito aqui.

Contrato de trabalho e benefícios

Na Alemanha, o contrato é de 35 ou 40 horas semanais. As férias são 30 dias úteis, e são realmente férias. Você pode tirar férias várias vezes por ano, e também não tem nada de "vender" e receber 1/3 das férias. São férias mesmo.

Não dá pra contatar um alemão pra perguntar alguma coisa durante as férias pois eles se desligam totalmente do trabalho. Isso não é regra, mas eles respeitam quem está de férias, e querem também ser respeitados.

Pode-se observar em 2 momentos do ano que o número de funcionários na empresa diminui: no verão - que eles procuram tirar férias para ir pra praia, e no inverno - que eles tiram férias para esquiar.

A questão do almoço na empresa funciona da seguinte forma: existe um restaurante, que o funcionário paga o almoço, como se fosse um restaurante fora da empresa. Não existe vale refeição. Nessas condições é muito comum os alemães levarem seus próprios lanches de casa e almoçarem em cima da mesa de trabalho. O horário de almoço geralmente são 30 minutos e duas pausas de 15 minutos para o café durante o dia.

A empresa também não ajuda com o meio de transporte. A assistência médica que utilizam é a de direito do cidadão alemão (pública), não sendo benefício no contrato de trabalho.

O pagamento é feito uma vez por mês, não tem adiantamento.

Outra diferença é a questão do sindicato, que pode ser mais forte que no Brasil.

Não existe Carteira assinada, e sim Contrato de Trabalho.

Rotina de Trabalho

É muito importante a pontualidade ao comparecer em reuniões ou em compromissos dentro da empresa. Na maioria das vezes respeitam também os horários de entrada e saída.

Vale a regrinha do prometeu, cumpra. E se não souber, diga que não sabe. O mais importante é sempre ser o mais objetivo possível.  Cada um é comprometido com seu trabalho e atém-se à sua função, não é comum pessoas executando trabalhos além do que está especificado na descrição de cargo.

Sabemos também que a situação no Brasil é um pouco diferente, as empresas são mais enxutas e notamos que em algumas situações há o acúmulo de tarefas.

Uma outra situação comum é sobre tarefas e prazos. Após a definição de alguma tarefa, trabalho, não existe a pressão do follow up diário. Só será cobrado alguma coisa de você na data estipulada, mas claro que você pode entregar o trabalho / resultado antes da data prevista.

Os relacionamentos na empresa existem, mas não são tão fortes como no Brasil.

É muito comum também pessoas terem mais de um trabalho. Existem os "mini jobs" ou trabalhos "Teilzeit" (uma parte do dia), nestes trabalhos normalmente não se ganha muito.

Para conseguir um trabalho, você precisa de um Ausbildung (formação profissional), por isso é tão importante que você faça o reconhecimento do seu diploma. Existem também trabalhos que não precisam de Ausbildung, mas será um trabalho simples, como entregar jornal, ser caixa de supermercado, essas coisas.

Para encontrar um trabalho, procede-se da mesma maneira que no Brasil: existem agências de emprego, você pode se candidatar e quando aparecer a oportunidade, entram em contato. Jornais, revistas, internet também são ótimas maneiras de encontrar um trabalho.

Existem trabalhos disponíveis para início imediato e outros que você se candidata até determinada data e aguarda a seleção, para início depois de algum tempo.

E você, já trabalhou na Alemanha? Se sim, como foi sua experiência?

70 comentários:

  1. Nossa, encontrei seu blog por acaso, e pra falar a verdade, nem tinha vontade (nem pensava) em ir pra Alemanha... mas acho que criou uma curiosidade rs.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Fico feliz que esteja gostando! Continue conosco, vem muito mais por aí! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de morar em Hannover-Alemanha, cidade onde mora a irmã de minha esposa que é Alemã, mas fico preocupado em não saber falar a língua Alemã e também de não encontrar emprego e moradia rapidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela participação no Blog! O melhor local para aprender o alemão é aqui na Alemanha mesmo... Se sua cunhada já mora por aqui, a ajuda dela em buscar um local para viver é bem vinda, já que nem sempre as moradias estão disponíveis imediatamente! Quanto ao emprego, existe para tudo, depende de sua formação, e quanto deseja receber por mês! Boa sorte!

      Excluir
  4. Olá, vc pode citar um site de agencia de empregos pra gente ter uma noção ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, tem o mostre.de, jobs.meinestadt.de, jobs.de, por exemplo. Se você digitar no google "job Deutschland", vai aparecer mais um monte. Abraços!

      Excluir
    2. Boa tarde! Juliana

      Sou de origem Alemã por parte materna e paterna.
      Gostaria muito de ir morar e trabalhar na Alemanha é possível isso mesmo eu não falando em Alemão?

      Excluir
    3. Oi Fabricio, com certeza! Muita gente vem nessa situação!

      Excluir
  5. Olá Juliana,

    muito boa escrita tem o seu blog, gostoso de ler.
    Tenho uma questão: meu marido tem muita vontade de se mudar para a Alemanha, mas enquanto ele não tem a dupla cidadania, é complicado conseguir visto de trabalho? No caso para ele e para mim.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani! Não é preciso ter cidadania para morar na Alemanha. Se seu marido conseguir um trabalho, ele consegue a permissão de moradia, e para a família também, mas precisa estar ligado a uma empresa, neste caso! Abraços!

      Excluir
  6. Eu moro e trabalho em Hamburgo e tenho alguns exemplos pra complementar os seus ;)

    - férias por lei são no mínimo 24 dias úteis, ou seja, sabado e domingo não conta uhul. Mas as empresas podem dar dias a mais. Eu já tive, 25, 26 e 27 dias. Nenhuma empresa que eu trabalhei deu 30 dias (hmpf, meu azar), mas em compensação minha empresa dá os dias entre natal e ano novo de graça pros funcionários :D

    - Eu recebo 20 euros da minha empresa por mês como bônus de transporte. Meu ticket mensal sai do contracheque e eles dão esse bônus, que vale a pena! É quase 1/3 do valor total do ticket.

    - Onde trabalho não tem refeitório, a gente traz comida ou sai para comer na rua. Como trabalho num lugar caro, acaba saindo entre 6 - 10 euros para comer fora todo dia. Isso pesa muito. Saudades de restaurantes de kilo nessas horas ;)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel, obrigada pela participação. Tudo depende de como você negocia seu contrato de trabalho. Eu citei apenas o básico, mas claro que você pode conseguir outros benefícios, lembrando que não é toda empresa que paga vale transporte. Abraços!

      Excluir
    2. Mel, não tenha saudade dos restaurantes por kilo daqui. Uma refeição e um refri, dificilmente sai por menos de 6E$ em SP. Posso dizer pelo JP, lá é mais barato comer do que aqui. Quando cheguei, tomei um susto e quase cai de costas. Espero que o inglês me ajude a passar uma temporada na Alemanha. Morro de vontade, ja passei duas vezes, mas foi apenas 24 Hs em Frankurt e Munich. Felicidades a ambas, Juliana e Mel. E claro, a todos que curtiram o blog!

      Excluir
  7. Oi Juliana,

    Para conseguir um visto de trabalho para a Alemanha precisa ser mao de obra especializada ou basta ter uma oferta de trabalho mesmo nao sendo especializada? Grata, Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, depende do tipo de função que você está disposta a exercer... É possível conseguir trabalho não especializado. Abraços!

      Excluir
  8. Ola Juliana, gostaria de saber se para morar e estudar na Alemanha, precisa ter parentesco? Pois saiu um artigo na Revista Exame que as faculdades não vão mais cobrar mensalidade e qualquer um, inclusive estrangeiros poderão estudar nelas... fico no aguardo de uma resposta, pois me interessei muito, ja que no nosso país esta dificil de se viver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, obrigada pela mensagem! Não precisa ter parentesco para morar na Alemanha. Nas Universidades da minha cidade, são cobradas taxas sim, mas você tem direito a transporte dentro da cidade e em todo o Estado com a carteirinha de estudante. Faculdade totalmente gratuita, não tenho conhecimento. Abraços!

      Excluir
    2. Ola Juliana! Gostei muito de seu blog. Quais são os primeiros passos ao chegar na Alemanha? Tipo: aluguel, trabalho, onde ficar.

      Excluir
    3. Olá Odeoneds! Você encontra estas informações no post "Onde ir ao chegar na Alemanha". Boa Sorte!

      Excluir
  9. Ola Juliana, ótimo blog
    Acabei de voltar de uma viagem para alemanha e pela segunda vez me encantei com o país e com a educação do povo. Fiquei pensando se havia possibilidade de morar em um país como esse e meio que brincando acabei achando o seu blog para responder minhas duvidas. Porém ficou uma coisa no ar... vc diz que é necessario ter um contrato de trabalho e que tambem vc precisa fazer a equivalencia dos diplomas para conseguir um emprego melhor. Minha duvida como vc faz: primeiro faz a equivalencia de diplomas e depois sai a busca de um emprego, ou consegue um emprego qualquer e depois morando na Alemanha vc faz a equivalencia de diplomas? Sou dentista e penso seriamente em me mudar do país, nem que eu precise abdicar de minha profissão.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto é encontrar o emprego e depois fazer a equivalência. Depende de como a empresa determina.

      Excluir
  10. Olá, Juliana! Tudo bem? Eu vi seu blogs e gostei. E moro em Brasil. Tenho passaporte alemao e cidadania alemao tambem. Estou pensando que ir morar lá em Alemanha,mas tenho muito medo porque não sei falar alemao,não tem como achar um emprego antes,depois achar uma moradia. Sou deficiente auditivo. E gostaria de saber se você sabe sobre empregos em deficientes? Pensão? Pode estudar alemão + trabalho juntos,pode ser? Não consigo achar os informações. Espero que me ajuda,Juliana. Muito obrigado! Abraços :-)
    Thiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, você pode procurar emprego pela internet mesmo - Jobbörse - e sim, é possível combinar estudo e trabalho.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela ajuda,Juliana! Um enorme abraco. 😄

      Excluir
  11. Ola Juliana, achei seu blog hoje e vários textos estão me ajudando nesse sonho de morar na Alemanha porem fiquei com algumas duvidas...

    Vi que em Bayern a taxa de desemprego é baixa, porém, no ramo da industria ( manutenção ) é difícil conseguir emprego? Vi também que temos de conseguir um emprego pra conseguir a permissão, nesse caso devemos ir primeiro como turista para buscar emprego? A não fluência no Alemão pesa muito contra na hora de um estrangeiro ir atrás de emprego?

    Se souber como responder minhas perguntas fico muito grato, mas de qualquer forma muito interessante seus textos. Me mostraram um norte de como morar na Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo, com certeza é melhor ter o conhecimento do alemão para trabalhar. Está correto, primeiro teria que vir como turista, conseguir o emprego e depois permissão para permanência.

      Excluir
  12. Olá Juliana,

    Entrei no seu blog fazendo uma procura sobre a vida na Alemanha. Bateu uma curiosidade por estar querendo sair do Brasil e tem um amigo da minha irmã que foi morar aí a convite de trabalho, que foi sem saber nada de alemão e aprendeu na prática. Estava procurando um país de língua inglesa por ter inglês fluente, mas acho que na minha área, que é trabalhar como piloto de teste em concessionária, o alemão fluente pode não ser tão prioridade assim, e ainda aprenderia na prática.
    Não tenho formação superior, mas mesmo assim posso tentar um trabalho aí?

    Desde já agradeço.

    Junior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Junior, obrigada pela mensagem. Desconheço sobre a necessidade de alemão fluente nessa área. De qualquer forma, sim, você pode procurar um trabalho em outra área. Boa sorte!

      Excluir
  13. Olá Juliana,

    Parabéns pelo blog e pelas suas dicas.

    Obrigado pelas orientações iniciais e espero poder contar com você para mais detalhes.

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Juliana! Parabéns pelo blog! Eu, minha esposa e minhas filhas pretendemos ir morar ai no futuro. É possível ter uma vida tranquila trabalhando inicialmente numa função mais simples? Supermercados, por exemplo? Obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Terrys... Sim... Publiquei um Post hoje sobre custo de vida... Vale a pena conferir! Boa Sorte!

      Excluir
  15. Ola, sou formado em arquitetura e gostaria de saber se é um ramo bom para trabalhar e e com bom ganho.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André... Não tenho contato com este ramo... Acho que você consegue esta informação na internet... Boa Sorte!

      Excluir
  16. Ola!!
    Tenho uma oferta de trabalho em Munique, e estou voltando com carta e contrato de trabalho para dar entrada no visto, a profissao nao e regulamentada, como posso comprovar minha experiencia, somente carta de referencias, ou preciso de mais documentacoes??
    Desde ja agradeco!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tharsis... Acredito que carta de referências já seja um bom começo... Boa Sorte!

      Excluir
  17. Óla Juliana,

    Existe alguma comunidade (Tipo Republicas) Brasileira na sua cidade ou em algum lugar na Alemanha, assim acho que facilita pra quem chega sem saber de NADA!

    Obrigado

    Guilherme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme... República não conheço, mas Albergues sim, existem vários... No setor de hotelaria todos falam inglês. Boa Sorte!

      Excluir
  18. Olá! Sou de origem alemã de parte materna e paterna.
    Gostaria de ir morar e trabalhar na Alemanha porem não falo em Alemão.
    É possível uma pessoa que não falei Alemão ir morar e trabalhar na Alemanha?
    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabricio... Sim... É possível, depende do emprego que você conseguir... Boa Sorte!

      Excluir
  19. Parabéns pelo blog Juliana,estou começando a amadurecer a idéia de trabalhar na Alemanha . Agradeço a você por que eu achava que precisava de cidadania alemã para trabalhar ai,o no caso da nossa família estamos trabalhando para conseguir isso ainda.
    Agora vou começar a me organizar para esse objetivo.
    Abraços Sucesso Juliana

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Juliana, sou descendente de Alemão e queria saber se isso facilita na busca de trabalho e emprego ai, Falo e entendo muito pouco o Alemão.
    Aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A descendência em si não... Mais importante é o idioma e os conhecimentos da profissão. Boa Sorte!

      Excluir
  21. Ola Juliana
    Parabéns por compartilhar informações que ajudam as pessoas. Meu marido e da área de TI e só fala inglês, tu acha q buscar na Alemanha trabalho, estando ainda no Brasil, é possível ou tem mais chance quem já estiver ai, só inglês ajuda? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dulcinea... É uma ótima ideia começar a procurar trabalho ainda no Brasil. Boa Sorte!

      Excluir
  22. Ola ,fostaria de saber se eu sendo tec em enfermagem e tendo uma filha de 13 anos seria possivel arrumar emprefo e morar na alemanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle, sim existem vagas disponíveis para enfermeiras... Boa Sorte!

      Excluir
  23. Olá juliana!!! Vou morar na Alemanha no início do ano que vem, é muito difícil aprender a língua Alemã? Qual tipo de trabalho eu conseguiria no começo? Me ajudaaa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina... Sim, alemão é difícil... Você conseguiria algum trabalho na área de alimentação... Garçonete, ou trabalhar na cozinha... Boa Sorte!

      Excluir
  24. Ola, tenho interesse de ir morar na Alemanha. Eu minha esposa e meu filho. Como são as escolas, são periodo integral? Quais áreas mais necessitadas de mão-de-obra??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaime... Pretendo fazer um Blog sobre as escolas... Mas algumas possuem sim período integral. As áreas que precisam de mão de obra geralmente são de Informática. Boa Sorte!

      Excluir
  25. Olá Juliana,

    Gostaria de saber para encontrar emprego devo primeiro estar na Alemanha como turista ou se é possível encontrar emprego ainda estando no Brasil.

    Desde já,
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Terbio... O ideal é procurar emprego ainda no Brasil... Assim você já vem mais tranquilo. Boa Sorte!

      Excluir
  26. Olá Juliana, gostaria de saber se vc sabe algo de empregos de diarista, falo alemão e estou indo pra Alemanha em julho, e se vc sabe se existe uma cidade que eles costumam contratar esse tipo de serviços. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiane... Sugiro que você procure as agências de emprego. Boa Sorte!

      Excluir
  27. em 5 anos e possivel aprender a lingua alema.

    abra;os!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Se houver dedicação, é possível sim! Boa Sorte!

      Excluir
  28. Pelo que andei pesquisando, tem muito trabalho na minha profissão aí, eletrotécnico. Será que com inglês da para ir quebrando o galho até aprender alemão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Will.. Sim, com inglês já é possível conseguir alguma coisa... Boa Sorte!

      Excluir
  29. Olá,

    Por acaso você teria o modelo do contrato que as empresas enviam para os contratados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho Gustavo... Isso depende de cada empresa... Boa Sorte!

      Excluir
  30. Ola Juliana, primeiro parabeniza-la pelo excelente blog, as informações são muito úteis e realmente foram de encontro com que venho pesquisando sobre trabalho na Alemanha. Estou preparando-me para esta nova jornada em minha vida, percebi tamanha será minha batalha, infelizmente não tenho um curso superior ou ensino técnico expressivo, mas estou muito animado e esperançoso, pois tenho potencial para crescer, no auge dos meus 35 anos venho preparando-me e irei no final deste ano. Obrigado pelos conselhos aqui expostos. Até breve!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia muito interessante seu Blog.

    Tenho alguns parentes na Alemanha alguns dizem que sem o Idioma é difícil, outros dizem que tudo se da um jeito. Em quanto tempo uma pessoa sem o idioma mas convivendo com nativos, em média levaria para entender o idioma.
    Quanto tempo de permanência para turista até conseguir um emprego podemos fica no país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maikel, para entender o idioma é rápido... Se você estudar bastante em 1 ano já consegue... A permanência como turista é de 3 meses. Boa Sorte!

      Excluir
  32. Olá, parabéns pelo blog! Possuo cidadania alemã e vontade de conhecer, morar na Alemanha (terra de meus ancestrais) por uns tempos. Aqui trabalho com comércio, mas me disponho a trabalhar lá como caixa ou outro trabalho simples, pois não sei o idioma. Talvez eu possa trabalhar em uma fábrica? Gostaria de obter dicas de como proceder, em que cidade morar, como procurar trabalho e moradia, se o governo me ajudaria nisso e se é possível cobrir os gastos de moradia e alimentação sendo sozinha e com um trabalho simples. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia... Sim, trabalhos assim estão disponíveis... Mas todas estas questões você precisaria pesquisar diretamente nos sites alemães... Não tive contato com este tipo de questionamento ainda. Boa Sorte!

      Excluir
  33. Olá bom dia. Precisava de saber se ao me despedir de um mini job tenho obrigações perante o meu patrão.precisava mesmo de ajuda.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jose, você precisa verificar o seu contrato. Boa Sorte!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...