domingo, 16 de março de 2014

Como é a alimentação na Alemanha


Comida pode ser um assunto delicado para algumas pessoas. Eu sou do tipo de pensamento que tem que experimentar um pouco de tudo. Mas se você tem receio a novos sabores, não se preocupe, na Alemanha, você pode encontrar um pouco de tudo.

Feijão, arroz, carne de boi, frango, saladas, frutas... A única coisa que eu não vi ainda foi requeijão. Talvez até tenha, nas lojinhas dos turcos. As lojinhas dos turcos pra quem não sabe, são as lojinhas que a gente sempre encontra o que procura.

Uma vez ouvi uma brasileira em um supermercado dizendo que estava espantada com a quantidade de frutas (uma coisa que a gente escuta de longe é brasileiro falando, nosso idioma fica muito, muito nítido em terra estrangeira). As frutas são importadas de vários países. Do Brasil eu compro mamão papaia e formosa. Mas além do mamão, tem bananas, uvas, maçãs (nem precisa dizer, né, na terra da maçã), kiwi, melão, abacaxi, laranja, morango, e fora as frutas daqui: framboesa, amora, mirtilo.... Tudo a um preço nada absurdo.

Feijão tem, e de vários tipos. Branco, preto, marrom. O que muda um pouco é o tamanho do grão. Arroz também tem de vários tipos: branco, integral, parbolizado, arroz para risoto.

E tem a carne de porco. Pra quem gosta, será um prato cheio. E aqui sabem preparar a carne de porco como ninguém, fica muito saborosa.

Na parte de saladas, uma coisa que eu nunca vi no Brasil (pode até ser que tenha!) são as saladas prontas para consumir, é tirar do pacote, colocar no prato, temperar e comer. Já vem lavada e picada, com vários ingredientes. Existe também beterraba descascada e já cozida, embalada a vácuo, só tirar do pacote e comer.

E tem as coisas que só vendem aqui e não vendem no Brasil. Um produto que eu adoro é o Quark. O que mais se aproxima de Quark é uma coalhada. Receita simples pra preparar o Quark: um pouco de Quark, um pouco de leite, açúcar e canela. Você pode comer com frutas ou mesmo assim, numa receitinha simples. Comer ele puro, precisa ter coragem, rs.

Bolachas.... De todo tipo, pães, nem se fale. Adoro! Pão francês? Num tem um exatamente igual, pois as cascas dos pães daqui são mais grossas. Apesar que esses dias descobri o pão branco, que parece o pão pullman.

Pra quem tem problemas com intolerância à lactose, a boa notícia é que existem muitos produtos disponíveis nas prateleiras. E não precisa ir em um mercado específico pra comprar não. Em todo mercado tem alguma coisa.

O sal também é diferente. Existe sal com iodo e sem iodo. O açúcar tem de vários tipos. Tem refinado, tem o marrom, tem em quadradinhos. Esses dias comprei um açúcar com sabor de baunilha... muito bom.

Normalmente as pessoas compram água para beber no supermercado. Existem 3 tipos de água: sem gás, com gás e média (pouco gás). Vale ressaltar que a água com gás é gaseificada naturalmente. Os alemães bebem água com gás e ao comprar na rua, vão te entregar água com gás se você não falar nada.

O que quero dizer é que a maioria das casas não possui filtro de água, mas existe aqui, eu já vi na loja pra comprar. Não há motivo para preocupação com o preço da água, é extremamente barato. Mas para cozinhar, você pode utilizar a água da torneira, sem problemas.


Continue lendo: 


RESTAURANTES
CUIDADOS COM O CORPO E COM A SAÚDE NA ALEMANHA

4 comentários:

  1. gostaria de saber se existe escolas portuguesas em Estugarda pois estou me mudando com a minha familia e a minha filha tem 11 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, existem escolas para aprender português em praticamente toda a Alemanha. Sobre Sttutgart, não sei, moro um pouco mais no Norte do país. Abraços!

      Excluir
  2. Oi, Juliana.
    Pelo que entendi a alimentação é bem parecida com a daqui. Pode-se ter praticamente os mesmo hábitos alimentares então...
    Pode-se dizer isto corretamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Alberto... Mas a gente precisa se controlar, pois as novidades são muitas....

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...