sexta-feira, 7 de março de 2014

Aprender alemão



Encontrar uma escola de idiomas é uma das providências que você deve tomar já depois de sua chegada.

Sinceridade? Aprender alemão não é fácil e demora. Existem muitas declinações e verbos irregulares. Mas é através do idioma que você terá acesso ao novo mundo, à sua nova vida, que acaba de começar, então nada de desânimo.

Você sempre será bem tratado na Alemanha, sempre com muito respeito e educação. Se você já chegar falando um pouquinho, já vai ser ótimo. Começar do zero também não é tão ruim, já que você está aprendendo o idioma no lugar certo, e com certeza será explicado da maneira que você consiga entender mais facilmente.

Existem 2 maneiras de aprender alemão: diretamente na Universidade ou em uma escola privada. As Universidades oferecem cursos de alemão para estrangeiros regularmente (você também precisa se informar no site da Universidade que você escolheu) e têm duração de aproximadamente 1 ano, mas pode variar.

Como buscar uma escola de idiomas? Entre nas páginas amarelas da cidade, faça contato com algum brasileiro na sua cidade e peça indicação, visite algumas instituições e tente entender como cada uma funciona antes de tomar a decisão final. Você recebe orientação também no dia que você vai ao Departamento de Imigrantes. A Alemanha incentiva os estrangeiros a aprender a língua e possui convênio com algumas escolas de idiomas e oferece restituição caso você consiga passar em 2 provas (B1 e Orientierungskurs), que vou explicar daqui a pouco.

As aulas tanto na Universidade, quanto nas escolas privadas são em alemão. Não se preocupe, você entenderá todas as aulas, a aula toda. Os professores de alemão são altamente treinados para ensinar o idioma a estrangeiros e entendem e já até esperam as dúvidas que os estrangeiros possam ter. E todos cometem sempre o mesmo erro.



O curso de alemão é dividido nos seguintes níveis:
A1 e A2 - iniciante
B1 e B2 - intermediário
C1 e C2 - avançado

Até o B1 é obrigatório. Depois que você concluir o curso, haverá a divulgação de um curso que se chama "Orientierungskurs". Esse curso trata-se da história, política e direitos e deveres de quem mora na Alemanha. Existem cursos presenciais para isso, mas você também tem a opção de estudar em casa pela internet, e posteriormente candidatar-se para a prova.

Para que você receba a restituição de uma parte do seu investimento no curso de alemão até o B1, você deve ser aprovado na prova do B1 e também na prova do Orientierungskurs. Você receberá o certificado na sua casa e com posse dele poderá ir até a escola que você estudou, preencher um formulário e solicitar o reembolso do investimento.

Quem deseja trabalhar deve ser feito pelo menos até o B1. O restante do curso deve ser feito para quem quer continuar no aprendizado ou mesmo quem quiser entrar para a Universidade.

Para médicos, deve-se cursar até o B2 e depois fazer um curso de alemão especial direcionado para a área, para que o médico possa atuar na Alemanha. Posteriormente, fazer uma prova.

Continue lendo:

DICAS PARA APRENDER ALEMÃO
TUDO SOBRE O TEST DAF


4 comentários:

  1. Olá, Juliana!
    Seu blog é MUITO útil! Estou adorando! Estou lendo tudo! Quero fazer um curso de alemão e estou pesquisando as escolas, mas não sabia dessa possibilidade de ter restituição do curso caso passe nessa prova. Você chegou a fazer isso? É só para imigrantes que moram lá ou pode ser para qualquer pessoa (ex.: ir para Alemanha só para fazer esse curso e pedir a restituição e voltar para o Brasil?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giuliana! Fico muito feliz que você esteja gostando! Sim, eu pedi esta restituição do nível básico, passei nas provas do B1 e Orientierungskurse. Você precisa passar pelo departamento de imigração para pegar seu documento, então acredito que é para quem mora aqui. Mesmo porque o dinheiro não sai na hora, leva mais ou menos um mês para ser depositado na sua conta corrente. Fique à vontade se tiver mais alguma dúvida! Abraços!

      Excluir
  2. Olá Juliana irei de férias passar um mês na Alemanha, e gostaria de nesse período fazer um curso rapido de Alemão, será que existe?se sim será que tem em Hanover que é onde eu vou ficar? Desde ja muito obrigada e seu blog está me ajudando muitooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia! Existem muitas escolas para aprender alemão por aqui. Com certeza você encontrará um curso pra você... Boa Sorte!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...