sexta-feira, 25 de abril de 2014

Academias na Alemanha (Fitnessstudio)



As academias na Alemanha não são tão populares como no Brasil, por isso se diferem do padrão que estamos acostumados.



Na Alemanha as pessoas preferem praticar esportes ao ar livre do que malhar em uma academia. O conceito é um pouco diferente: os que vão para a academia são para se preparar para praticar o esporte preferido. Não ficam só na academia.

Os equipamentos na sala de musculação são basicamente iguais aos que conhecemos, mas o instrutor não fica andando pela sala para acompanhar os frequentadores. Cada um faz o seu treino e se tiver alguma dúvida, chama o instrutor (que normalmente fica na recepção).

Se você quiser que o instrutor te passe um treino, você deve agendar um horário. Nunca vi, claro que pode ser que exista, avaliação física e postural, pelo menos nas academias que eu conheci ninguém tocou nesse assunto.

Outra diferença é que as aulas de "Body" (Les Mills) também não são tão populares. Aliás, nunca vi a marca por aqui(*). O que existe são aulas de ginástica localizada (abdômen, glúteo e perna), só de abdômen, costas, reabilitação. Muito popular é o Zumba, esse eles adoram. Aulas de Pilates, só se for de solo, pois Pilates com aparelhos é mais difícil de encontrar.


O ambiente na academia é tranquilo. Por isso a gente estranha quando chega, estamos acostumados com aquela agitação, com as conversas, com as risadas. Aqui não é assim. É lugar de treino e ponto final.

Existem as pessoas que se dedicam bastante aos treinos, mas a maioria que eu vi treinar o faz pela saúde. Acho que a gente sua mais a camisa sim, talvez porque para nós a questão estética esteja bem mais envolvida que aqui. E os alemães são na maioria magros.

Algumas academias oferecem serviços extras, que promovem o bem estar, no pacote. A maioria tem salas de bronzeamento artificial, já que o sol é mais "fraco" por aqui. Pode ter certeza que eles usam sim, não é visto com maus olhos, como no Brasil.

E ainda existem algumas academias que oferecem sauna para os frequentadores, e algumas bebidas não-alcólicas. Por mês você paga entre Eur 20 a 50, dependendo do plano e dos serviços oferecidos.

Um detalhe muito importante é que os planos de academia tem contrato. Você faz um contrato de no mínimo 4 meses até 3 anos, e tem academia que dá desconto no preço quanto mais longo for o contrato. Pense bem e se informe sobre o contrato antes de assinar, porque é muito difícil rescindir um contrato, mesmo de academia. E nada de ficar pagando na recepção todo mês, eles descontam direto da sua conta corrente.

Quem chega do Brasil vai estranhar no começo as academias ou aulas. A gente fica um pouco "perdido", também na questão do idioma e dos estilos de aula e ambiente. Mas acredite, com o tempo, a gente acaba acostumando com o jeito novo e se adapta, consegue se motivar para malhar. A estrutura da academia deles pode ser excelente, mas no quesito "ambiente" ainda prefiro as nossas academias no Brasil.

(*) Pode ser que em cidades maiores essa modalidade exista.


Continue lendo:


CUIDADOS COM O CORPO E SAÚDE NA ALEMANHA

12 comentários:

  1. Legal Ju, esse contraste de culturas acho fascinante! Belo post, valeu por compartilhar.
    Beijos:)

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê, sim acho importante mostrar como funcionam as coisas por aqui... Quando alguém precisar buscar uma academia, já vai saber como elas funcionam :) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já frequentei por muitos anos academia, e particularmente o ambiente vale mais do que tudo, por isso concordo com sua conclusão, prefiro o ambiente brasileiro, afinal a interação humana é um modo até de incentivo durante os exercícios. Gostei muito das informações, grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Legal a pratica ao livre parabéns pela matéria, abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo comentário Dedeia! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ola Juliana...muito bom o post.
    Voce sabe dizer como faz para trabalhar numa academia na Alemanha?
    abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego! Obrigada! Você deve providenciar o reconhecimento do seu diploma do Brasil e enviar seu currículo diretamente para as academias ou agencias de emprego. Boa Sorte!

      Excluir
  7. É possível pagar apenas 1 mês da academia ?? Em todos os sites que procurei de Fitness Studio eles só permitiam planos de 4 meses, 6 meses ou 12 meses. Gostaria de saber se eles um plano de apenas 1 mes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! Nunca encontrei nenhuma academia que aceitasse o pagamento de apenas 1 mês. Sua pesquisa está correta.

      Excluir
  8. ola juliana gostaria de saber sobre preços e como funciona a mensalidade nas academias na alemanha pretendo começar carreira de fisculturista e gostaria de saber se eles dao apoio ao esporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! As mensalidades são por contrato a partir de 4 meses. Os preços você encontra dos mais variados, dependendo dos serviços que as academias oferecem. Com certeza valorizam muito os esportes.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...