segunda-feira, 7 de abril de 2014

Padarias e pães na Alemanha (Bäckerei und Brote)



Um dos hábitos dos alemães é frequentar padarias. Depois de um tempo a gente também adquire este delicioso hábito.

Padarias, de várias marcas, estão espalhadas por toda a cidade, todos os bairros. O engraçado é que as padarias até que ficam próximas umas das outras, mas acredito que a clientela seja fiel, por isso o "convívio" é possível.

Por existir uma grande quantidade de padarias, o segredo então é descobrir qual padaria te agrada mais. O jeito é ter que experimentar um pouco de tudo.

Pães

Existe uma variedade enorme de pães: brancos, de centeio, integral... Os pães daqui tem a casca um pouco mais dura que os pães vendidos no Brasil, mas isso não chega a incomodar, é uma questão de hábito.

Tem ainda um pão de proteína (Eiwess-Abendbrot), visualmente parecido com os pães integrais. O que eu gosto neste tipo de pão é o alto teor de proteína e reduzida quantidade de calorias, quando comparado a outros pães integrais.

Abendbrot
Dinkel Brot - pão de centeio
Weissbrot - pão branco
Paderborner

Os pães maiores são vendidos inteiros ou em fatia. Se você quiser um pão fatiado, deve pedir na hora para a atendente. Existe a opção de você comprar metade de um pão (dos grandes).



O peso médio destes pães grandes é de 500 g aproximadamente, e se você acha muita coisa um pão deste tamanho, o ideal é pedir para cortar pela metade. A outra metade fica na padaria e pode apostar, eles vendem sim.

É muito comum também que cada cidade tenha seu pão. É o caso do "Paderborner", da cidade Paderborn.

Pãezinhos

Existem também os pães pequenos, e o pão branco, mais parecido com o nosso pão francês. Esses você compra quantos quiser, vende "solto". Além dos pães tradicionais, existem os pães doces, com recheio, sem recheio, para todos os gostos.

Normales Brot - pão francês

Rosinenbrötchen - pãozinho de uvas passas
Mehrkornbrötchen - pãozinho mais sementes


Em épocas de festa (Natal, Páscoa), eles assam determinados tipos de pães, são os pães "de época. Aproveite quando estas delícias aparecerem!


Doces e Bolos


Puddingbrezel oder Puddingschnecke
Schwarzwaälder-Kirsch - Bolo Floresta Negra

Os bolos também são tentadores e apesar de conterem muito chantilly, não os acho muito doce. Nossos bolos são beeemm mais doces.

Você irá se deparar com o Berliner. Mas não se engane, esse não é nosso "Sonho". O recheio normalmente é de geléia (pode existir vários sabores). O que mais se aproxima com o gosto de um sonho do Brasil é o Puddingbrezel, ou Puddingschnecke. Mas igualzinho não é.


Berliner
Berliner

Sanduíches e lanches rápidos

Além disso tudo é normal encontrar nas padarias sanduíches prontos, de frios ou atum. Wraps também estão normalmente à venda. À primeira vista não nos chama muito a atenção, mas pode ter certeza que são muito bons também!

Powerstange

Algumas padarias também se especializam em alguns produtos, como os livre de glúten, por exemplo. De vez em quando você corre o risco de receber amostras grátis de pães ou mesmo doces, para que você conheça outros produtos da padaria.

As padarias também fazem promoções e fornecem cupons de desconto, que você retira na padaria ou recebe em casa. Já vi também cartões fidelidade da padaria. Claro que não é igual a um cartão de uma loja normal, é mais simples. Na padaria que eu vou cada compra de pão grande você recebe um carimbo e depois de 12 pães comprados, você ganha um pão grátis.

Você também pode comprar pães em supermercados. Em todos, nos grandes e nos pequenos, existem prateleiras com os mais variados tipos de pães. Além dos pães das padarias, existem os pães de saquinho, que vêm de fábrica.

Nos supermercados você pode comprar ainda pães prontos que você assa em casa. Fica muito bom também.

Obs.: Os nomes dos produtos podem mudar dependendo da região da Alemanha.

Você gosta das padarias na Alemanha? Já teve a oportunidade de experimentar algumas (ou todas) essas delícias?


Continue lendo:


COMO É A ALIMENTAÇÃO NA ALEMANHA
RESTAURANTES

4 comentários:

  1. Olá Juliana.
    Boa noite
    Estava lendo suas noticias e a maioria delas é sobre Alemanha, por acaso você é cidadã Alemã.Só uma curiosidade? Muitos doces gostosos na pagina do seu blog, adorei Schwarzwaälder-Kirsch - Bolo Floresta Negra entre outros,não conheço muitas coisas sobre a Alemanha e por isso que fiz esta pergunta. Pelo menos de padaria não faltara doces e pães, todos deliciosos!
    Abraços sempre.
    ClaraSol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Clara Sol! Não sou cidadã alemã, estou aqui apenas por um período... Realmente padarias e doces é o que não falta! Que bom que você está gostando! Tenha um ótimo final de semana, abraços!

      Excluir
  2. Adorei suas matérias moro em uberlândia minas e sonho em dia morar fora do brasil quem sabe ,parabéns pela matéria abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dedeia... com certeza! Nada nesta vida é impossível! Estou torcendo por você! Obrigada pelo contato! Abraços!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...