quarta-feira, 16 de abril de 2014

Atendimento médico na Alemanha


Quando estamos em outro país, às vezes ficamos com receio de irmos ao médico. Pela questão do idioma e por não saber o que iremos encontrar.



Claro que os médicos na Alemanha não são igualzinhos aos que temos no Brasil. Estamos acostumados com o jeito do nosso povo! No entanto, na Alemanha, também não há motivos para se preocupar.

Antes de agendar seu médico por especialidade, vamos explicar como as coisas funcionam. Você deve procurar um médico clínico geral (Hausartz) antes de ir diretamente ao especialista. Para encontrar um Hausartz (ou médico da casa), você deve buscar nas páginas amarelas. Ou então procurar indicações com conhecidos ou amigos.

O "médico da casa" procura recolher um histórico médico sobre você, com todas as informações relevantes sobre sua saúde. Se você tiver uma dor de barriga, não vá ao hospital! Vá no médico da casa. Você deve ir ao hospital somente em último caso ou mesmo depois de ser encaminhado pelo médico da casa.

Überweisung - Encaminhamento ao
especialista
Casos como conjuntivite, os hospitais nem atendem. Você então deve procurar o médico da casa que te encaminhará ao especialista.

Se você passar mal no meio da noite, ligue para os telefones de emergência da cidade e descubra onde é o plantão médico. Tenha essa informação em mãos, caso você precise. (*)

A consulta com o médico da casa é praticamente igual a que conhecemos no Brasil. Você diz seu problema e será feita a pesquisa. A maioria dos médicos falam inglês, então nada de desespero achando que não vai conseguir se comunicar. No pior dos casos, aponte o local com problema ou diga em português mesmo o nome da glândula ou órgão (já funcionou isso comigo). Eles entendem porque os termos da medicina são provenientes do latim, e os médicos o estudam.

A grande diferença é que você fará os exames de sangue no consultório do médico, as vezes na sequência da consulta, às vezes é agendado outro dia para retorno. Não existe um laboratório específico para você tirar sangue, nem fazer exames complementares, como o ultra som. E é seu médico que te acompanha, permitindo que você tire suas dúvidas já no momento do exame.


Os resultados dos exames não ficam com você, ficam arquivados no consultório do médico. Para saber do resultado, ou você marca a consulta de retorno ou você telefona no horário de atendimento e fala diretamente com seu médico, depende do consultório. Lógico que você paga pelo serviço de atendimento telefônico.

Exemplo de Receita Médica
Outro procedimento que é diferente pra nós: tomar injeções e vacinas. Ao receber a receita médica, você vai até a farmácia e compra o medicamento. Não é o farmacêutico que aplica a injeção. Você retorna imediatamente ao médico e fala com a recepcionista, que te encaminhará aos serviços de laboratório dentro do consultório.

A receita médica é válida por 3 meses. Se você tem uma receita do Brasil, traga com você e leve até o médico da casa, para que seja feita a substituição por uma receita da Alemanha. As farmácias aceitam receitas somente da Comunidade Européia.


(*) É assim que funciona o atendimento médico na cidade onde eu moro, Paderborn.


Continue lendo:


CUIDADOS COM O CORPO E COM A SAÚDE NA ALEMANHA
COMO É A ALIMENTAÇÃO NA ALEMANHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...