quinta-feira, 3 de abril de 2014

Utilize os transportes públicos na Alemanha



Os transportes públicos na Alemanha são muito eficientes, tanto pela pontualidade quanto pela qualidade do veículo, e também muito utilizado por pessoas de todas as idades.

Antes de começar a utilizar os transportes, sugiro que você vá até a Estação de Trem principal (Hauptbahnhof) e pergunte onde fica o escritório da empresa responsável pelos ônibus da cidade. Ao ser encaminhado para o escritório, você pode solicitar o Fahrplan (livreto que contém os horários de todos os ônibus da cidade e rotas).

Se você for utilizar o ônibus diariamente, você deve fazer sua carteirinha, pois é através dela que você vai comprar os bilhetes de ônibus de acordo com sua necessidade: semanal, quinzenal ou mensal.

Normalmente estudantes, não só de Universidades, mas sim qualquer pessoa que estude, independente do nível e da área, tem desconto nos transportes públicos! Os estudantes de Universidade também não pagam passagem, pois utilizam a Carteirinha de Identificação da própria Universidade, o que cobre os custos com passagens dentro do Estado em que estudam. (*)

Você pode comprar estes bilhetes de validade estendida no próprio escritório da empresa que presta serviços de transporte de ônibus, quanto nas máquinas (Fahrscheine - Tickets) espalhadas pelos principais pontos da cidade. Ao utilizar o equipamento, você tem a opção de selecionar a linguagem, caso tenha alguma dificuldade com o alemão.

Para descobrir que ônibus você deve pegar para ir a algum lugar, primeiro descubra o nome do ponto que você deseja embarcar. Você poderá identificar facilmente um ponto de ônibus, pois está sinalizado com placa com a letra "H" (de Haltestelle). Daí basta descobrir o nome do ponto de destino. Nos pontos principais da cidade, há um painel, com os ônibus que estão para chegar.

Procure no Fahrplan onde está seu ponto e para que direção você quer ir (ponto final), para que você não suba no ônibus no sentido contrário. E para pegar o ônibus no sentido contrário, basta atravessar a rua. Os pontos são relativamente perto uns dos outros.

Coloquei um exemplo de como os horários de ônibus são exibidos dentro do Fahrplan. Na linha "Stunde" (hora) em vermelho são as horas: das 4h às 23h. Na coluna à esquerda são os nomes dos pontos (Haltestelle) e abaixo de cada Stunde, você encontra os minutos de determinada hora que o ônibus passará por aquele ponto.

Veja também qual a tarifa que você deve utilizar, se você vai sair de um bairro para o centro da cidade é uma tarifa diferente da que você pagaria para utilizar o ônibus somente na região central. Isso normalmente está destacado no mapa da cidade, dentro do Fahrplan.

Os ônibus são equipados com sistema de ar quente para o inverno e ar condicionado para o verão. Você deve entrar pela porta da frente, ao lado do motorista se tiver que comprar o bilhete, caso o tenha, poderá entrar direto pela porta lateral.

Não é o motorista que confere o bilhete, e sim o fiscal, que pode embarcar a qualquer momento durante o trajeto. Um conselho é você realmente comprar o bilhete, caso utilize os transportes porque o fiscal não brinca em serviço e já vem até com a máquina de cartão de crédito na mão. Como informação, uma multa por não ter o bilhete em mãos custa EUR 40, enquanto que o bilhete custa EUR 2,50 aproximadamente, portanto, guarde a passagem até o final da viagem. (*)

As tarifas dos ônibus variam nos finais de semana e dias de festa da cidade, e também tem um valor diferenciado para crianças. (*)

Um detalhe interessante é que os ônibus, ao estacionarem, inclinam até chegar na altura da calçada, para que as pessoas com deficiência, cadeiras de rodas, carrinhos de bebê e quem tem dificuldade, possa embarcar sem problemas. Não estranhe se você ver bicicletas dentro dos ônibus, pois é permitida a entrada, desde que você pague a tarifa também pela bicicleta. Cachorros também podem entrar.

Os nomes dos pontos de ônibus são meio complicados e para a nossa sorte existe um tipo de "placar" perto do motorista, com o nome do próximo ponto. Se não tiver, deve existir ainda uma tela que lembra a tela de um computador, relacionando o próximo ponto e os seguintes. Se não tiver nada disso, pelo menos vai haver uma gravação anunciando o nome do próximo ponto, daí temos que ficar um pouco mais atentos.

Para parar o ônibus, aperte um dos botões que se encontram espalhados pelo ônibus. Você normalmente não escuta nenhum sinal sonoro, mas sim, pode verificar no painel se o ônibus realmente vai parar.

Esteja no ponto um pouco antes do horário marcado no Fahrplan, pois os ônibus são super pontuais. Pelo Fahrplan você também poderá saber o horário que você chegará no seu destino. E acredite, funciona.

Se você não estiver com seu Fahrplan, dirija-se até o ponto. Existem tabelas de horários com os ônibus que ali passam. A tabela de horários funciona exatamente como no Fahrplan, como mostrei acima.



(*) Assim funciona na região onde eu moro, talvez a regra mude nos outros Estados.


Continue lendo:


COMO FUNCIONA O TRÂNSITO NA ALEMANHA
OS ALEMÃES E AS BICICLETAS (FAHRRAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...