terça-feira, 13 de maio de 2014

Como fazer reciclagem na Alemanha


É muito comum em toda a Alemanha que as pessoas sejam estimuladas a fazer a separação correta do lixo e reciclagem. Mesmo porque é um dever, e a separação incorreta do lixo pode gerar uma multa para aqueles que não querem seguir as regras.



Quem muda-se para a Alemanha se depara com o serviço de coleta de lixo extremamente organizado e eficiente. Com o tempo, aprendemos e incorporamos este hábito, pois entendemos que o meio ambiente deve ser protegido e cada um de nós pode, e deve colaborar com isso.

É normal que as pessoas tenham 3 ou 4 tipos de lixo dentro de casa, já que é onde tudo começa. Os básicos são: Sulo (ou Restabfalltonne), Saco Amarelo (Gelber Sack), Papéis (Papiertonne) e Lixo orgânico (Biotonne)(*).

Instruções para separação
de lixo
Papéis e papelão, junto com jornais, revistas, envelopes, enfim tudo o que contém papel deve ser separado. O descarte deve ser feito no container específico.

O lixo dos toaletes e tudo o que estiver sujo, ou seja, que não possa ser aproveitado, destina-se ao "Sulo", deve-se ter em mente que neste lixo é tudo o que será queimado. Exemplos são guardanapos e papel toalha usados, fio dental, lenços de papel utilizados. Caso alguma comida esteja vencida e ainda não foi aberta, deve-se também descartar o pacote ainda fechado neste lixo.

Para quem não sabe, o papel higiênico usado pode ser descartado diretamente no vaso sanitário em toda a Europa. Fio dental, absorvente e outros devem ser descartados no lixo normal.

O container "Biotonne", o lixo orgânico, é aquele que deve ser descartado todo o resto de comida. Isso inclui saches de chá e café e todo o tipo de cascas de frutas e legumes. Mas atenção: ao esvaziar seu lixo, se utilizar um saco plástico, o correto é você despejar o conteúdo do saco plástico diretamente no container. Existe outra opção ao saco plástico, os sacos de papel, mas a desvantagem é que quando fica umedecido começa a exalar um cheiro desagradável. Deve ser trocado com mais freqüência.
Gelbe Sack, Saco
Amarelo

O lixo que é descartado no saco amarelo (Gelbe Sack) é todo aquele que contém plásticos ou papel alumínio. Potes de iogurte, embalagens, plásticos de revestimento, galões, latas de conserva, devem ser descartados neste lixo. Na dúvida, verifique a figura que indica o lixo de descarte na embalagem do produto.
Textilcontainer, descarte de roupas e calçados usados

Para o descarte de roupas e sapatos velhos, existem containers para esta finalidade, bem como containers para vidros distribuídos em toda a cidade.

Glascontainer, Container para descarte
de vidro
A coleta do lixo não é feita diariamente, e segue um calendário de acordo com a rua que você mora. No dia da coleta, você deve deixar os containers na rua, ou os sacos amarelos, para que seja coletado pelo caminhão.

Calendário de Coleta
Se preferir, é possível levar o lixo no pátio de coleta (Recyclinghof), onde também é possível descartar móveis e aparelhos eletrônicos, bem como pilhas ou baterias. Para objetos grandes ou se você não tiver condições de levar até o pátio, existe o serviço de agendamento do caminhão, que pode vir até sua residência retirar o objeto.


No Natal, os alemães costumam montar uma árvore natural, então depois dessa época, na primeira semana do novo ano, é possível descartar a árvore em dias e locais pré-determinados, de acordo com o calendário.

No Brasil, sabemos que infelizmente algumas pessoas não fazem nenhuma separação de lixo, mas acredito que se cada um fizer sua parte, já teremos uma melhora significativa no meio em que vivemos.

(*) Os nomes dos lixos podem mudar de acordo com a cidade, ou ainda utilizarem a classificação de cores. Também pode haver diferentes formas de descarte.

Continue lendo:


CUIDADOS COM O CORPO E COM A SAÚDE NA ALEMANHA

3 comentários:

  1. Bela postagem explicativa!
    Tomara que no Brasil os governos e o povo cheguem a este nível de consciência ecológica!
    Até mais!

    http://amabijouxmega.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ama!
      Eu estou mais confiante que o povo comece a se mobilizar em pró do meio ambiente! Obrigada pelo seu comentário! Até mais!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...