terça-feira, 6 de maio de 2014

Hortas comunitárias


As hortas comunitárias surgiram há mais de 200 anos, época que eram a principal forma de sobrevivência ou fonte de renda da família.

Um hábito muito comum entre os alemães ainda nos dias de hoje é cultivar a terra, seja no jardim ou mesmo nas hortas comunitárias.



As hortas comunitárias são muito comuns em toda a Alemanha. As pessoas que se interessam em trabalhar em uma horta comunitária, são aquelas que não possuem jardim em casa, ou mesmo que desejam conviver com outras pessoas, sendo uma maneira de aumentar o círculo de amigos.

É um projeto coletivo, onde pessoas de todas as idades, classes sociais e nacionalidades podem participar. Muitas pessoas buscam esta atividade também para relaxar e esquecer os problemas do dia-a-dia.

O cultivo na horta comunitária é uma maneira de obter alimento saudável e trocar experiências em horticultura com outras pessoas. Pode-se cultivar frutas, verduras ou legumes.

A terra utilizada para o cultivo, pode ser particular ou privada, e a participação ocorre de várias maneiras, desde fazer a inscrição em comunidades ou mesmo negociar com o dono da terra. Quem entra para a comunidade deve estar de acordo com o regulamento e também pode expor suas ideias e habilidades.

Projetos sociais podem iniciar-se dentro de um jardim comunitário, bem como outras atividades sociais entre os membros - como churrascos ou excursões.

Além das hortas comunitárias, existem também os jardins comunitários móveis. Possuem este nome pois o plantio na terra não é adequado, já que o solo está contaminado. O chão é revestido e o plantio  é feito em caixas, sacos ou tambores.

Os jardins podem ser montados em qualquer lugar, até mesmo em cima dos telhados. As hortas estão distribuídas por toda a cidade.

As cidades Berlim e Colônia possuem hortas comunitárias de grande porte.

Continue lendo:


COMO É A ALIMENTAÇÃO NA ALEMANHA
RESTAURANTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...