segunda-feira, 5 de maio de 2014

Água calcária


Quem viaja para a Alemanha pela primeira vez percebe que a água é um pouco diferente da água no Brasil.



A água na Alemanha é considerada "dura", isto é, possui alto grau de alcalinidade, ou seja, alta concentração de sais de cálcio, elementos que são benéficos para o organismo humano.

Pode-se beber água ou cozinhar diretamente com a água da torneira em todo o país, pois já foi atingido um padrão elevado no tratamento da água. Não é nem mesmo necessário ferver a água antes do consumo.

Para quem prefere não beber a água da torneira, é possível comprar água no supermercado. O preço da água é baixo. Ex. 6 garrafas de 1,5L custam Eur 1,14. Apenas deve-se ficar atento se a água tem gás ou não, pois existem 3 tipos de água à venda: sem gás (ohne Kohlensäure ou Stiles), com pouco gás e com bastante gás (mit Kohlensäure).

Ao comprar água na rua, em uma padaria ou lanchonete, deve-se pedir a água sem gás, se for de sua preferência, pois se você não disser nada, vão te entregar água com gás automaticamente.

É importante ressaltar também que a água da Alemanha é gaseificada naturalmente, não passa pelos processos industriais, como no Brasil. Até mesmo o sabor é diferente do que conhecemos no Brasil.

Durante o banho é possível perceber que ao ensaboar-se, pouca ou nenhuma espuma é produzida. O sabor (ou sensação da água na boca) é também diferente ao compararmos com a água do Brasil.


A desvantagem da água com alto grau de alcalinidade é que com o tempo os eletrodomésticos que utilizam água - cafeteiras, Wasserkocher (jarra que ferve a água), máquinas de lavar roupa e louça, e até as pias e o box de tomar banho acabam acumulando gotículas brancas, que devem ser removidas com determinados produtos de limpeza.

Máquina de lavar quando não utilizado
o tablete de limpeza

Os eletrodomésticos também possuem produtos especiais que auxiliam na preservação do equipamento. Para as máquinas de lavar, existem tabletes que são utilizados durante as lavagens com o objetivo de retirar o calcário acumulado da máquina. Este procedimento não prejudica as roupas e nem faz mal em contato com o nosso corpo.

Para a cafeteira, ou Wasserkocher, existem produtos específicos para serem utilizados nestes aparelhos, para que o calcário seja removido adequadamente. Após o uso destes produtos, brilham como novos.
Tabletes para máquina de lavar roupa

Removedor de calcário para ferros
e cafeteira

No caso da lavadora de louças, o tablete que se usa para a lavagem já contém o produto que neutraliza o calcário. Aliás neste equipamento, em alguns modelos, deve-se programar informando qual o grau de calcário da água da região.

Uma outra opção para quem não quer utilizar a água calcária no serviço doméstico, é utilizar a água destilada. Trata-se de uma água tratada e sem o excesso de calcário. Para passar roupas ou mesmo utilizar para remover maquiagens é uma ótima opção. A água destilada está disponível para compras em vários mercados e vende-se normalmente em galões.

Continue lendo:


COMO É A ALIMENTAÇÃO NA ALEMANHA

11 comentários:

  1. Bem interessante saber que até a água "deles" é diferente da nossa...
    Quando eu vejo esse tipo de matéria só me da mais vontade de viajar para o exterior e ver as diferenças de um lugar para o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus! Sim, a água é bastante diferente. Viajar ao exterior é realmente um aprendizado! Tenha um ótimo final de semana!

      Excluir
  2. E isso afeta o cabelo e a pele? Resseca ou melhora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Cecilia, afeta sim. A pele e os cabelos ficam mais ressecados, por isso é importante o creme hidratante e constantes e máscaras para cabelos. O ar, que é mais seco, também piora o problema do ressecamento na pele, e torna-se primordial o uso do hidratante.

      Excluir
  3. Juliana, seu blog eh show!!! Estou morando na alemanha ha dois meses e ja me deparei com varias duvidas e dificuldade de adaptacao. Acho que seu blog vai me ajudar bstante! Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana! Muito obrigada! Fico feliz que esteja gostando! Abraços!

      Excluir
  4. Olá Juliana! Meu sonho é conhecer a Alemanha. Estou juntando dinheiro para ir para ai em 2017, espero que consiga. Sou completamente fascinada pela história e o desenvolvimento deste país. São os melhores em tudo!!!

    Não vejo a hora de chegar logo. Vou ler o seu blog td. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostaria de saber se você tem alguma dica para cabelo, já que a água aqui na Alemanha tem muito calcário. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta! Manter o cabelo bem hidratado é uma boa solução... Utilizando óleos e bisnagas para hidratação!

      Excluir
  6. Estou fazendo um trabalho de inglês, sobre as diferencias da água da Alemanha com a água do Brasil, e o seu blog me ajudou bastante! Parabéns.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...